quinta-feira, 10 de novembro de 2011

desrespeito e falta de civismo

Situação:

Via rápida interior de uma grande cidade. 3 faixas de rodagem. Via mais à direita com fila para a saída seguinte. Vias do meio e da esquerda livres para quem vai seguir em frente.

Ora manda a regra do código da estrada que se conduza na via mais à direita, tendo em conta o nosso destino. Se o meu destino não é a próxima saída, sigo pela faixa do meio. As pessoas cujo destino é a saída, devem (deviam) ficar na fila da faixa direita, independentemente de onde seja o seu início (da fila).

O sucedido:

Carro que segue na minha frente, respeitando a distância de segurança, em bom ritmo (quase no limite da velocidade permitida), após passar por cerca de 700m da referida fila, decide, sem nada o fazer prever, travar a fundo para tentar «enfiar-se» num espaço entre duas viaturas da fila da direita, que leva à saída.

Em segundos tenho de decidir se desvio para a faixa esquerda, o que se revela impossível ao verificar pelo espelho retrovisor que aí circulam carros a maior velocidade, ou travar também a fundo, correndo o risco de não ser possível a imobilização no espaço disponível (e ainda de colocar em risco também quem segue atrás de mim). Esta teve de ser a opção a tomar, pela impossibilidade que trocar de faixa.

Por um acaso, ou extrema perspicácia e destreza do condutor que se encontrava na fila, o espaço entre as das viaturas da direita alargou-se, permitindo que o carro que tinha feito a travagem na minha frente se lá coloque. Isto foi unicamente o que permitiu que eu não chocasse contra ele, pois efectivamente o espaço que ficou entre nós quando ele travou não tinha sido suficiente para o conseguir evitar.

Questões:

E se esse espaço não se tivesse alargado? Quais as consequências que dai adviriam? É isto a condução segura? Não deveriam as autoridades fiscalizar mais estas situações (em vez de alguns estacionamentos em que passam 2 minutos da hora indicada no papel do pagamento, por exemplo)? No caso de ter chocado, de quem seria a responsabilidade? Como actuaria a minha seguradora?

Não tenho resposta para estas questões. Mas um dia, um dia vou ter. isso é garantido! A paciência e compreensão não duram sempre. E há pessoas que só assim vão aprender a não colocar os outros em situações deste tipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

quer dizer algo?